quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“SOMBRAS DA NOITE” TEM TIM BURTON E JOHNNY DEPP: PRECISA MAIS?!


Por Ana Laura Diniz

Johnny Depp no papel de Barnabas Collins: impressionante atuação e caracterização

Eu amo os filmes de Tim Burton. Falo logo de cara porque assim fica fácil para quem lê, acionar os possíveis filtros de qualquer análise que faça a respeito do mencionado diretor. E vou além. Amo a interpretação de Johnny Deep para as produções de Burton: casamento perfeito.

Em “Sombras da Noite”, oitava parceria entre o diretor e ator, não foi diferente. Dessa vez, o enredo não conseguiu superar ainda "Edward Mãos de Tesoura" (1990), “A Noiva Cadáver” (1994) – o ator empresta a sua voz para o personagem Victor Van Dorst – e "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (2007), mas Depp, também produtor, e grande elenco, não  decepcionam, e o filme é para ser visto e revisto.

Cheio de piadas que levam ao humor negro, o sobrenatural vem à tona mais uma vez fugindo do lugar-comum.

Mais que a incansável beleza de Depp, o que atrai a muitos naturalmente para seus filmes, a capacidade que ele tem de se vestir e se revestir de múltiplos personagens, sem que ele seja o mesmo em todos, é impressionante.

Seu personagem, Barnabas Collins, tem uma riqueza de unidade incrível, e sua postura corporal intensifica situações que, novamente, leva também ao humor.

A trama começa em 1752, e Barnabas, filho de um empreendedor inglês que fundou, na América, a cidade de Collinsport, é amaldiçoado pela bruxa Angelique (Eva Green), após a mesma ter um romance descartado por ele – e condenar toda família Collins à desgraça.

Barnabas perde então os seus pais e por tabela, seu grande amor, Josette (Bella Heathcote), que, enfeitiçada, se joga num precipício. Não tendo mais nada do que ama junto a ele, Barnabas se joga em seguida – mas não morre: é transformado em vampiro.
Eis a última vingança da furiosa Angelique, que o sepulta acorrentado em um caixão. O plano era deixá-lo assim por toda a eternidade, mas a ela não imaginou que, dois séculos mais tarde, no início da década de 1970, um empreendimento imobiliário desenterraria o vampiro.
Isso tudo acontece de forma rápida, nos primeiros vinte minutos, e a partir daí a trama verdadeiramente tem o seu início. E haja risada, pois tantos séculos passados, tudo é novidade para Barnabas – do asfalto às lojas e carros – até o choque de gerações.
Nesse quesito a interpretação de Depp supera. O texto acompanha numa riqueza de vocabulário, muitas vezes erudita, a postura “rígida” do personagem: forma de andar, de sentar, de falar, de agir; tudo ganha novo aspecto de conduta e dois mundos se contrapõem ao mesmo tempo que se somam: o passado no presente; e o presente no passado.
E Barnabas volta para casa. Descobre que há descendentes ainda em Collinsport, e o que resta da família é tão perturbada quanto decadente. Michelle Pfeiffer, que há tempos andava sumida das telinhas, interpreta Elizabeth, a matriarca da família. Lá, estão alguns dos conflitos mais interessantes provocados pela adolescente rebelde (Chloë Grace Moretz, de "Kick-Ass"), a psiquiatra bêbada (Helena Bonham Carter, na sétima participação nos filmes do marido Burton), o mordomo ranzinza (Jackie Earle Haley) e o garoto que vê fantasmas (Gulliver McGrath, de "A Invenção de Hugo Cabret").
Se Barnabas não pode mudar o que vê a sua volta, pelo menos tentará recuperar o prestígio dos Collins. Para isso, o protagonista enfrenta sua antiga algoz Angelique, agora uma rica empresária da cidade. Mais do que uma rival, a bruxa imortal é também uma amante cruel, o que torna tudo muito mais divertido.
Com participações especiais de Christopher Lee e do roqueiro Alice Cooper, como ele mesmo, "Sombras da Noite" termina com total possibilidade de sequência. Será possível que esse seja o plano de Burton e Depp? Ou tudo dependerá do resultado nas bilheterias? É viver pra saber.